“Salário inicial de R$15.000,00”!!! …..

Uma vez eu ví uma jornalista afirmar isso em uma reportagem na tv, seja por um descuido de procurar informação correta ou por ser lesada por alguma escola de CG.

Digamos que…não é bem por aí (ou bem longe disso para um iniciante).

 

Mas, a boa notícia é que sim, é possível ganhar um bom salário sendo um Artista 3D no Brasil caso você trabalhe para algum dos maiores mercados (vou citar alguns deles por aqui).

 

Então quanto ganha um animador 3D? Qual seria o salário de um Artista 3D no Brasil?

Essa é uma pergunta que todos nós fazemos quase que o tempo todo, principalmente no início da nossa carreira na computação gráfica 3D e nem sempre (pra não dizer nunca) conseguimos respostas precisas.

Se você precisa de uma resposta rápida, os salários variam entre R$1.200 a R$9.000 (iniciante/estagiário até o mais experiente) ….

 

Agora se você quer saber mais detalhes (o que eu recomendo fortemente) continue lendo este artigo até o final 🙂

OBS – Lembrando que estes valores são apenas uma média, no qual podem sofrer sempre uma variação para menos e para mais e sempre levando em conta os critérios que você vai conhecer abaixo.

 

Este tipo de informação é um pouco complicado e delicado de se conseguir de forma EXATA, até porque o nosso mercado de CG aqui no Brasil não existe um “padrão” muito bem definido diferente de como acontece em muitos lugares na gringa por exemplo.

 

Mas… não se preocupe! Ao terminar de ler este post muitas das suas dúvidas ou curiosidades serão resolvidas porque depois de um certo tempo trabalhando no mercado a gente vai descobrindo uma média de salários de animador 3D, modelador 3D, rigger, render, efeitos e artistas 3D no geral com mais precisão.

E pode ficar tranquilo, essas informações aqui não foram conseguidas da mesma forma que a jornalista conseguiu (rs).

 

A média dos salários vai depender muito de vários critérios e principalmente os abaixo:

  • Função (Modelador 3d, Animador 3d, Rigger, Generalista…etc)
  • Qualidade do portfólio
  • Experiência (estagiário, iniciante/Júnior, Senior, Lead, Supervisor…etc)
  • Tipo de mercado (publicidade, cinema, games…etc)
  • Cidade em que a produtora/empresa está localizada

 

Vou focar em 3 critérios no qual você vai ver abaixo, mas leve sempre em conta que a cidade onde a produtora/cliente que contrata deve ser levado em conta. Neste post eu estou levando em conta principalmente a região sudeste do Brasil, onde a demanda por este tipo de trabalho é maior.

 

Outro critério extremamente importante além da experiência do artista 3d, é o portfólio, pois com um bom portfólio fica mais fácil para negociar melhores salários e também é o seu “currículo” para chegar em algum lugar na área.

 

Não adianta ter um bom currículo de formação e ter dezenas de certificados, você precisa de um portfólio para entrar no mercado.

 

( NOTA : Quer aprender a produzir imagens e animações de qualidade para construir um portfólio de qualidade? Participe do treinamento Maya Dominado. )

 

No geral, a regra é a mesma para quase todo tipo de mercado: A oferta e a demanda.

Ou seja…
Se uma empresa precisa de um animador 3D e está faltando pessoas no mercado, logo, salário de um animador 3D será muito maior do que a mão de obra que é encontrado com mais facilidade no mercado.

 

Se existem muitos animadores 3D e poucas empresas procurando, o salário tende a ser mais baixo.

Ok, nada de novo nesse conceito mas é muito importante ficar atento às necessidades do mercado para que você consiga ter melhores resultados financeiros em sua carreira, afinal, só o amor a arte não enche barriga…(e nem mesmo dá pra assinar o netflix..)

 

Depois que você ler este artigo, você vai ter aprendido:

  • Qual mercado paga mais?
  • Qual função paga mais?
  • Qual função dá para fazer mais freelances?
  • Como está a demanda de animação 3D no Brasil?
  • É biscoito ou bolacha? (brincadeira…esse eu não me arrisco e discutir, pois tenho amor pela vida…)

 

Os Salários de Artista 3D

Uma vez que você agora sabe os principais critérios para se avaliar um salário de um animador 3D ou o salário de um artista 3D (que dá na mesma), eu vou apresentar aqui algumas opções mais próxima do que estamos vivendo atualmente (em 2017) baseado nestes mesmos critérios.

 

Antes, você precisa saber um pouco do critério “Tipos de Mercado” e o porque cada um deles pode fazer uma boa  diferença no valor da remuneração e em seguida vou falar dos cargos com a média dos salários dos artistas 3D nas produtoras do nosso querido (ou não para alguns…) Brasil varonil.

Então vamos dividir em 2 partes:

1 – Salário médio dos 3 principais mercados.

2 – Salário médio dos principais cargos

Não vamos nos aprofundar em cada um deles neste momento, pois isso fica para um próximo post.

 

Parte 1 – Salário Médio Dos 3 Principais Mercados de Animação 3D (e a demanda)

A animação 3D está presente em dezenas de mercados, e no Brasil os mais comuns e mais fortes são:

  • Publicidade
  • Games
  • Séries / Novelas

Existe um mercado que é muito forte também no Brasil que é o mercado de Maquetes Eletrônicas, mas é um mercado mais voltado para Ilustração (imagens parada).

Então vamos focar apenas nestes 3 mercados neste artigo.

 

Mercado de Animação 3D – Publicidade:

Na publicidade o 3D é necessário para criar tanto comerciais para TV e internet quanto para criar imagens estáticas (ilustração 3D) para revistas, outdoors , banners de internet e qualquer outro tipo de imagem que não tenha movimento.

O ritmo de trabalho é mais intenso pois os prazos são sempre apertados e a exigência é alta.

 

Os salários em média variam entre R$1.500 a R$9.000,00 por mês (iniciante/estagiário ao mais experiente).

 

Na lista dos mais “bem pagadores” a publicidade está em primeiro lugar, pois é onde concentra a maior demanda pelo trabalho e muitas vezes falta mão de obra qualificada.

 

Mercado de Animação 3D – Games:

Quando o assunto era mercado de games no Brasil, a gente já ficava deprimido, pois quase não se via trabalhos por aqui. O mercado era bem fraco e mal dava pra ganhar uns trocadinhos pra gastar na padaria prestando serviço para esta área.

No entanto, hoje em dia o cenário mudou bastante e vem melhorando muito conforme você pode ver nesta reportagem, graças a forte entrada dos games para mobile (celulares e tablet) e internet que vem crescendo fortemente a cada ano no Brasil e a tão conhecida gameficação.

 

Existe uma certa demanda em que se junta dois mercados: Games + Publicidade e é conhecido como Advergames, no qual as empresas utilizam os games para suas campanhas de marketing e publicidade.

E por conta disso, a falta de mão de obra qualificada vem acompanhando o crescimento e isso faz com que melhores salários são oferecidos.

 

Atualmente o mercado de games é sim, um “bom pagador”, pois a realidade um dia já foi outra.

Os salário em média variam entre R$1.200 a R$6.000,00 por mês. (iniciante/estagiário ao mais experiente).

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Mercado de Animação 3D – Séries, Novelas e Outros Tipos de Conteúdo:

Outro mercado que vem crescendo é a produção de seriados e novelas que necessitam de bastante efeitos visuais, como é o caso das séries bíblicas da Rede Record e outras séries dos canais de TV a cabo e serviços de assinatura como a Netflix.

Aqui o salário não é tããão bom como o da publicidade, mas pode chegar perto e dependendo da empresa e a demanda. Ah…e  pode ser um pouco mais tranquilo o ritmo de trabalho.

 

Os salário em média variam entre R$1.200 a R$6.000,00 por mês.

( NOTA : Quer aprender a produzir imagens e animações de qualidade para construir um portfólio de qualidade? Participe do treinamento Maya Dominado. )

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Parte 2 – Salário Médio de Um Artista 3D no Brasil

Os cargos mais comuns no Brasil no mercado de animação 3D são:

  • Modelador
  • Rigger
  • Animador
  • Luz, Shader e Render
  • Efeitos (Partículas, Dinâmicas e outros)
  • Generalista
  • R&D (Pesquisa e Desenvolvimento)

 

Modelador 3D:

Um dos primeiros processos da produção de um projeto de animação 3D fica na responsabilidade na mão do modelador 3D, que tem como desafio criar objetos ou personagens para serem preparados para a próxima etapa, seja o rig, animação, texturas , render ou outro.

Esta é uma etapa muito importante na produção, pois quanto melhor estiver o modelo, mais fácil e melhor qualidade ficará nas próximas etapas seguintes do processo.

 

No mercado encontra-se muitos modeladores 3d, a demanda é relativamente alta e a concorrência também, no entanto se você é um modelador ou pretende se especializar  nesta área, vale a pena estudar texturas e softwares de pintura como o Substance Painter/Designer e ou Mari, pois isso vai fazer com que você tenha algo que as produtoras precisam muito e fica mais fácil de estar a frente de um possível concorrente para uma vaga em uma produtora ou freelancer.

 

Lembre-se também de praticar abertura de UVS, pois mesmo que você não produza as texturas, a pessoa que irá fazê-las vai precisar da UV bem feita e você leva um ponto por trabalhar bem em equipe.

 

Quanto ganha um modelador 3D?

Salário: R$1.200 a R$6.500,00 por mês (estagiário/iniciante ao mais experiente)

Demanda Por Trabalho Fixo: Médio

Demanda Por Freelances: Alta

Facilidade De Trabalhar Remoto: Alta

Concorrência: Alta

Dificuldade De Aprendizado: Baixo

 

Rigger:

Talvez você tenha ouvido falar que RIGGING (não confunda com a palavra Ring…rs) é apenas o processo de aplicar um esqueleto nos personagens e preparar os controladores para o animador fazer a animação, o que de certa forma esta afirmação está certa.

 

Mas a pessoa que cuida do RIG ou RIGGING de um projeto não está limitada somente a isto, pois em grande parte dos projetos as cenas possuem diversos tipos de objetos que precisam ter controladores e deformadores que irão interagir com outros elementos na cena e precisam estar bem preparados para o animador animar a cena.

 

Resumindo: O Rigger não se limita apenas a “rigar” personagens 🙂

 

Um bom Rigger se preocupa em facilitar ao máximo a vida do animador e consegue prever os possíveis problemas em que os modelos terão na animação.

Além disso, ter uma base de linguagem de programação como Python e Mel (linguagem de programação exclusiva do Maya) é essencial.

 

A demanda de rigger no Brasil é boa e especialmente para freelancers no qual muitas produtoras apenas contratam rigger por projetos.

 

Quanto ganha um Rigger?

Salário: R$1.500 a R$7.000,00 por mês (estagiário/iniciante ao mais experiente)

Demanda Por Trabalho Fixo: Médio

Demanda Por Freelances: Alta

Facilidade De Trabalhar Remoto: Alta

Concorrência: Baixa

Dificuldade De Aprendizado: Alta

 

Animador 3D:

O animador também não se limita apenas a animar personagens, ele é responsável por “dar vida” a qualquer elemento de uma cena que precisa ter um movimento ou “contar uma história”.

O profissional de animação 3D trabalha muito em conjunto com o Rigger e o Artista de Luz e Render, que vou falar sobre isso logo mais abaixo.

 

Para ser um bom animador além das técnicas de animação necessárias, você também precisa ter uma boa base de como é feito o processo de luz e render para que o artista de Render que vai fazer o visual tenha em mãos uma boa cena organizada para facilitar o render,  evitar renderizar diversas vezes e evitar outros problemas nesta etapa de finalização (e também evitar de ouvir alguns chororos…)

 

A demanda é muito boa para fixo e freelances, mas atualmente estamos em uma alta de procura por animadores freelancers.

 

Quanto ganha um Animador 3D?

Salário: R$1.500 a R$7.000,00 por mês (estagiário/iniciante ao mais experiente)

Demanda Por Trabalho Fixo: Média

Demanda Por Freelances: Alta

Facilidade De Trabalhar Remoto: Alta

Concorrência: Média/Alta

Dificuldade De Aprendizado: Média

 

Artista de Luz, Shader e Render:

Este é um dos últimos processo de um projeto 3D que é onde o projeto ganha um visual e é onde o “cliente se encanta” .

 

O “artista” de render (muito conhecido como “o cara do render” ) assume uma grande responsabilidade no projeto, pois ele fica responsável não somente pelo visual do projeto, mas também por saber resolver possíveis problemas das etapas anteriores e precisa ter sempre uma carta na manga (na verdade precisa ter um baralho na manga) para resolver as “buchas” .

 

Dentro da etapa de fazer a luz, textura e o shader existe uma categoria chamada de “Look-Dev” que é uma abreviação de “Look Development”, ou seja, desenvolvimento do visual (look) , mas no Brasil normalmente chamamos de ” o cara que faz render, ou, o cara do render “.

 

É muito comum você ver por aí as produtoras estando mais preocupadas em investir em um bom artista de luz e render para que os projetos tenham um visual bonito para poder impressionar.

 

Mas o segredo mesmo está em ter uma boa base das etapas anteriores, como uma boa modelagem e uma boa animação para que no final o “render” possa sair com muito mais qualidade e facilidade ao invés de ficar batendo cabeça porque a base do projeto está mal feita.

 

Além de ter um olhar crítico e artístico , um bom “cara de render” precisa saber muito bem trabalhar em equipe e ter um “espírito de liderança” e boa comunicação, pois muitas vezes ele acaba tendo que coordenar a equipe para que o trabalho consiga se desenvolver e trabalhar muito bem em paralelo com o artista de composição que é o profissional que finaliza a cena fora do 3D.

 

O artista de render normalmente tem um bom conhecimento em softwares de composição, como o After Effects e o Nuke.

 

Outra coisa importante é saber otimizar o render para sempre renderizar mais rápido com pouca ou zero perda de qualidade é uma grande qualidade em que o mercado aprecia muito.

 

Quanto ganha um Artista de Render / Look-Dev?

Salário: R$2.000 a R$9.000,00 por mês (estagiário/iniciante ao mais experiente)

Demanda Por Trabalho Fixo: Alta

Demanda Por Freelances: Média/Alta

Facilidade De Trabalhar Remoto: Baixa

Concorrência: Baixa

Dificuldade De Aprendizado: Média

 

Artista de Efeitos (Partículas e Dinâmicas):

Explosões, fogo, fumaça, faíscas, nuvens, simulação de tecidos e muitos outros efeitos são produzidos diariamente nas produtoras de 3D e cada vez mais esse tipo de profissional está sendo muito procurado.

 

Um bom artista de efeitos consegue entregar com qualidade as simulações que muitas vezes são demoradas para calcular sob a pressão do prazo do projeto.

 

Ter conhecimento técnico em matemática e programação é fundamental para melhor controle dos efeitos e consequentemente melhores resultados.

 

A procura por este tipo de trabalho está bem alta no Brasil 🙂

 

Quanto ganha um Artista de Efeitos ?

Salário: R$2.000 a R$7.000,00 por mês (estagiário/iniciante ao mais experiente)

Demanda Por Trabalho Fixo: Média/Alta

Demanda Por Freelances: Alta

Facilidade De Trabalhar Remoto: Alta

Concorrência: Baixa

Dificuldade De Aprendizado: Alta

 

Generalista 3D :

Este é o “faz tudo”…

Normalmente quando a gente entra para área de computação gráfica 3D e não sabemos qual vai ser a nossa especialidade, a gente acaba meio que pegando o gosto por todos os processos e então nos transformamos em um generalista.

 

Muito valorizado por muitas produtoras, o generalista 3D se vira nos 30. Ele faz acontecer a ajuda a entregar o job. Desde a modelagem até o render. (a maioria não faz animação de personagens por ser algo que demanda muito tempo para produzir)

 

No entanto não é um profissional com um portfólio especializado e isso acaba impactando a qualidade do portfólio no geral, pois o foco em “ser o melhor” em uma área acaba sendo disperso.

Claro, existem ótimos generalistas por aí com portfólios invejáveis e profissionais assim são valorizados por entenderem muito bem de todos os processos de uma produção 3D, mas um generalista dificilmente vai ser muito bom em uma área específica.

 

Por muitos anos no Brasil a maioria das pessoas eram generalistas, até que a mão de obra especializada começou a surgir e a demanda também e aí as coisas começaram a mudar.

 

Acredito que grande parte das pessoas foram ou serão generalistas em algum momento da vida até que a sua “paixão” por uma área específica seja despertada, então se você ainda não sabe a qual vai ser a sua especialidade, fica tranquilo que depois de um tempo você vai descobrir e enquanto isso vai ter trabalho pra você 😉

 

Quanto ganha um Generalista 3D ?

Salário: R$1.500 a R$8.000,00 por mês (estagiário/iniciante ao mais experiente)

Demanda Por Trabalho Fixo: Média/Alta

Demanda Por Freelances: Alta

Facilidade De Trabalhar Remoto: Alta

Concorrência: Média

Dificuldade De Aprendizado: Alta

 

( NOTA: Se você ainda tem dúvida em qual área se especializar, deixe me te ajudar através do treinamento completo Maya Dominado, no qual você vai aprender cada área de forma didática e com muitas dicas de mercado. )

 

Desenvolvedor/Programador R&D (Pesquisa e Desenvolvimento):

Se comparado com as outras áreas, esse é um cargo pouco valorizado ainda no Brasil e com uma demanda relativamente baixa, infelizmente.

Esta função é extremamente importante para desenvolver ferramentas e soluções para o dia a dia da empresa como a pipeline (organização dos processos de trabalho , gerenciamentos de arquivos, fluxos e etc) e ferramentas customizadas para melhorar/facilitar o trabalho em cada departamento.

 

O profissional de R&D pode desenvolver ferramentas de Modelagem, Animação, Render, Efeitos, Gerenciamento de Arquivos , Processos e etc…

Diferente das médias e grandes empresas estrangeiras, as produtoras Brasileiras não tem muita visão ($$$$) de investimento e da importância que este setor ou profissional pode representar para a empresa, porque isso eleva o custo com funcionários. Existem poucas empresas no Brasil que realmente investe em R&D atualmente (espero que isso mude um dia).

 

Se você é um programador ou gosta de programar e adora 3D, pode ser uma oportunidade pra você principalmente para trabalhar nas empresas estrangeiras, pois este tipo de profissional é muito valorizado lá fora.

Além disso, você pode desenvolver ferramentas por conta própria e colocar em sites que vendem conteúdo 3D, como é o caso da High End 3D .

 

Quanto ganha um Programador em R&D no 3D ?

Salário: R$1.500 a R$6.000,00 por mês (estagiário ao supervisor)

Demanda Por Trabalho Fixo: Baixa

Demanda Por Freelances: Baixa

Facilidade De Trabalhar Remoto: Média

Concorrência: Baixa

Dificuldade De Aprendizado: Baixa para quem já é programador em outra área e Média para quem quer aprender.

 

Como está o mercado de animação 3D no Brasil?

Se você já trabalha ou pretende um dia trabalhar com animações 3D e efeitos visuais, a notícia é boa quando se trata de ofertas de emprego.

O Brasil está crescendo no setor de entretenimento e outros mercados em que os serviços de computação gráfica é necessário.

 

Se você digitar no google algo como “mercado de entretenimento no Brasil”, “mercado de animação” e etc.. Você vai ver muitas reportagens afirmando o crescimento como na imagem abaixo:

 

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Em 2014 a gente sofreu uma crise terrível que impactou fortemente o mercado de publicidade, o que fez as produtoras a cortarem custos pela falta de trabalho (crise = poucas pessoas comprando produtos, logo as anunciantes anunciam menos) mas em contrapartida outros mercados como o de séries e games continuaram crescendo.

 

Se você quiser dar uma olhada de como anda as ofertas de emprego na área, você pode entrar em sites de ofertas de empregos na área como é o caso do site Vagas 3D e o Trampos.co que vira e mexe posta algo relacionado a área, e então dá pra ter uma leve idéia de como estão as coisas.

 

Outra idéia legal é analisar a quantidade de cursos e escolas de 3D que estão surgindo ultimamente. Esse é um indicativo que o mercado está aquecido e precisando de mão de obra.

 

Conclusão:

Como você viu neste artigo, os salários de um artista 3D no Brasil podem variar dependendo de cada mercado , cargo e experiência de cada um.

Em alguns cargos fica mais fácil para você trabalhar fixo e pegar freelances e outros fica mais fácil ser apenas freelancer.

 

O tempo de crescimento de cada um e a velocidade em que se conquista os melhores salários vai depender de muitas coisas, mas as principais são:  Contatos (networking), Qualidade do Portfólio Pessoal e Estudar de forma certa.

 

Se você faz parte do meu treinamento Maya Dominado no qual você não apenas aprende a dominar o Maya mas a criar um projeto de animação 100% em 3D, muitas dicas de como acelerar seu aprendizado, e muitas dicas de mercado,  você sabe que eu foco todo o treinamento nestes 3 pilares importantes juntamente com as dicas especiais que passo na conclusão de cada módulo e em cada aula também.

 

E se você não faz parte ainda e quer evoluir de verdade e conquistar algum desses cargos falados neste artigo, sem que você fique sofrendo e errando por anos como a maioria faz, deixe eu te ajudar a chegar lá.

 

No final do treinamento você vai ter aprendido as etapas mais importantes de uma produção 3D, com 10 módulos em passo a passo + 1 módulo especial para você produzir um projeto 100% 3D de animação para já ter um mini-portfolio para começar a divulgar e pegar seus primeiros trabalho na área.

Vamos chegar lá juntos? Clique aqui agora e se inscreva, te espero do outro lado!

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Quanto Ganha Um Artista 3D no Mercado de Animação Brasileiro (E qual deles paga melhor…)
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