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Neste post, vou te ensinar 5 truques de Maya em que às vezes ficam escondidos de nós.

Como esses truques você pode facilitar e agilizar o seu trabalho e aumentar sua produtividade tanto na sua modelagem, animação, rigging, luz e render

Mesmo se você é um iniciante em Maya ou um expert 🙂

Vamos lá….

Truque #1 – Como Executar o Undo na Câmera

 

Algumas vêzes sem querer (ou querendo), movimentamos nossa câmera no maya e automaticamente apertamos CTRL+Z na expectativa de conseguir dar UNDO na câmera, porém sabemos que no maya não funciona assim … e vai lá saber o porquê é assim rsrs

 

Então, seguem 3 maneiras de como resolver isso.

 

 

1 – Utilizando as teclas ALT+Z ou ALT+Y você consegue executar UNDO ou REDO exclusivamente para a câmera do maya.

2 – Utilizando as teclas “[“ ou “]”  (abre colchete ou fecha colchete) você também consegue executar UNDO ou REDO para a câmera do maya.

3 – Se você quiser que o CTRL+Z passe a funcionar também  para sua câmera, existe uma opção que você pode ativar.

 

Selecione sua câmera.

Abra o Attribute Editor.

Nos atributos da sua câmera, desca a barra de rolagem até aparecer o grupo de opções Movement Options

Dentro deste grupo terá uma opção chamada Undoable Movements.

Ative esta opção e verifique agora que quando você apertar CTRL+Z a sua câmera irá desfazer o último movimento.

 

Camera Undo Movements

 

 

 

 

Truque #2 – Como Dividir o Outliner No Meio

 

Quando nossa cena no maya tem muitos objetos, o nosso Outliner costuma a ficar com uma lista grande, dificultando por exemplo, a agrupar um objeto que está no topo da lista até o objeto que está no final da lista..

 

Para resolver este problema, você pode fazer da seguinte forma:

 

Abra o seu Outliner

Na parte inferior da janela do seu outliner você deve encontrar uma barrinha com vários pontinhos na horizontal.

Clique e segure a barrinha e arraste para cima.

 

Outiliner_Barrinha

 

Pronto, o seu Outliner será dividio no meio, mostrando todos os objetos em cada lista.

Assim você pode arrastar um objeto da lista da cima, para dentro de um objeto da lista de baixo por exemplo.

 

 

Outiliner_Dividido

 

 

 

 

Truque #3 – Como Copiar Atributo De Um Objeto Para Outro Rapidamente

 

Esse truque eu gosto muito..

 

Se você precisar copiar o atributo de um objeto para o outro objeto, como por exemplo, que o objeto A tenha o mesmo tamanho em escala em Y que o objeto B, você pode copiar facilmente o atributo da seguinte forma:

 

Selecione o seu objeto de origem, ou seja, o objeto A.

Com a tecla SHIFT pressionada, seleciona agora o objeto de destino, ou seja , o objeto B.

Vá até o channel box e clique dentro da caixa de texto do atributo em que deseja copiar, como se fosse alterar o valor no atributo utilizando o teclado.

Agora bastar apertar a tecla TAB e ….. voilà!  😀

 

Você pode copiar praticamente qualquer atributo. Como por exemplo, que vários objeto na sua cena tenha o mesmo valor de Poly Bevel de um objeto X. Basta fazer o mesmo processo acima, só que o atributo que deverá ser selecionado é o Poly Bevel.

 

 

 

 

Truque #4 – Como Ter mais Precisão com o Gizmo

 

Ps Gizmo é o controlador do seu objeto. Sabe aquelas setinhas que aparecem para você mover seu objeto, ou rotacionar, ou escalar? Então, ele é o gizmo. Prazer… 🙂

 

Se você precisar de mais precisão na hora de mover, rotacionar ou escalar um objeto, você pode aumentar ou diminuir o seu gizmo..

 

Para aumentar o gizmo , utilize a tecla “+” (mais).

Para diminuir o gizmo, utilize  tecla “” (menos).

 

 

Uma outra forma interessante de mover com precisão o seu objeto, é utilizando as setas do teclado.

Para isto, segure a tecla ALT e aperte a tecla da seta na direção que quiser mover o seu objeto (cima, baixo, esquerda, direita).

 

 

 

 

Truque #5 – Como Fazer Operações no Channel Box

 

Esse truque também é uma mão na roda… 🙂

 

Sabe quando você precisa fazer algum cálculo para depois aplicar no seu objeto?

Por exemplo..

Você quer aumentar a escala do seu objeto em 25%, só que o seu objeto tem um valor de escala de 3.415.

 

 

Você não precisa fazer conta! Olha só que beleza!

 

No channel box do seu objeto, basta digitar na caixa de valores de escala o seguinte:

 

+= 25%

Aperte ENTER e pronto. O seu objeto passará a ter o valor de 4.269 , ou seja, 25% a mais…

Este tipo de operação, você pode fazer de várias formas e em vários tipos de atributos diferentes. Vou dar aqui alguns exemplos:

 

+= 10 -> Adiciona 10 unidades no seu atributo.

-= 10 -> Subtrati 10 unidades no seu atributo.

/= 2 -> Divide por 2 o valor do seu atributo.

*= 2 -> Multiplica por 2 o valor do seu atributo.

+= 25% -> Adiciona 25% do valor no seu atributo.

-= 25% -> Subtrai 25% do valor do seu atributo.

Bom… esses foram os truques de hoje. Espero que realmente ajudem vocês na produtividade do dia a dia 🙂

Tem muito mais coisa vindo por aí!

 

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5 Truques de Maya #1
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