Neste segundo post e video de 5 truques de Maya, vamos aprender os seguintes truques:

 

  • Filtrar o Outliner por Texto
  • Remover Namespaces
  • Viewport Use Default Material
  • Expandir Sua Viewport
  • Salvar Preferências

 

 

Truque #1 – Como Filtrar o Outliner por Texto

 

Uma dica legal para quando você está perdido com os objetos na sua cena…

 

É possível fazer com quê o Outliner mostre apenas objetos com um nome ou um caractere específico.

 

Por exemplo…

 

Se você quiser que o seu Outliner mostre somente objetos que iniciem com a letra “M”, ou objetos que iniciem com o prefixo “Minha”, basta digitar no campo de texto do Outliner a sua palavra ou caracter seguido de um asterisco, como no exemplo abaixo:

 

M*

Filtro_Outliner_M-ast

Minha*

 Filtro_Outliner_Minha-ast

 

Perceba que o Outliner apenas irá mostrar os objetos conforme os objetos que iniciem com a letra “M” ou com a palavra “Minha”

 

Você também pode filtrar objetos que terminem com uma palavra ou caractere específico.

Neste caso, basta adicionar o asterisco ANTES da sua palavra ou caractere, como no exemplo abaixo:

 

 

*22

Filtro_Outliner_ast-22

 

 

É possível também fazer com quê o Outliner filtre por objetos que contenham uma palavra  ou caractere específico. Para isso, basta adicionar o asterisco ANTES e DEPOIS da sua palavra ou caractere da seguinte forma:

 

*Amigo*

Filtro_Outliner_ast-Amigo-ast

 

 

OBS Ao digitar na caixa de texto de procura do Outliner, lembre-se que o Maya leva em conta o case sensitive, ou seja, caracteres minúsculos ou maiúsculos irão influenciar na sua busca.

 

 

 

 

Truque #2 – Como Usar o Name Space Editor

Quando você importa referências para sua cena , os seus objetos acabam ficando com o namespaces das cenas que você importou e as vêzes atrapalhando a leitura desses nomes.

Por exemplo…

 

Vamos supor que você crie uma cena de Animação no Maya em que você irá referênciar uma cena de Rig de um personagem que está referênciando uma cena de Modelagem.

Ishh, meio confuso né? Vamos ver como ficaria a estrutura no Maya.

 

Personagem Modelagem > Personagem Rig > Cena de Animacao

 

Agora, vamos importar todas as referências para a nossa cena de animação e ver como ficaria o nome de um objeto no Outliner , por exemplo, do nosso personagem:

 

PersonagemModelagem:PersonagemRig:Personagem

 

O nome das suas cenas que estavam referênciadas ainda continuam na sua cena para todos os objetos importados, e para resolver isso o Maya tem um recurso chamado NameSpace Editor que ficam em :

 

Window > General Editors > Namespace Editor

NameSpaceEditor

Com o Namespace Editor você tem a  opção de deletar os namespaces da sua cena selecionando o namespace que deseja deletar e apertar o botão “Delete” que fica do lado direito da janela do editor.

 

O Maya vai te perguntar qual opção você quer executar.

 

NameSpaceEditor_Botoes

 

Merge with Root -> Deleta o namespace e move todo o conteúdo que está dentro deste namespace para a raíz do seu outliner.

Merge with Parent -> Deleta o namespace e move todo o conteúdo para um nível acima.

Por exemplo, se você deletar o namespace do arquivo de Modelagem, o Maya vai mover o conteúdo de modelagem para dentro do namespace da cena de Rig.

Delete -> Deleta o objeto selecionado.

 

 

 

 

Truque #3 – Use Default Material

 

Se você tem dificuldade para editar o seu modelo ou a sua cena por a causa dos shaders que já estão aplicado, causando uma certa dificuldade de visualizar o quê você precisa?

Você não precisar aplicar um material Lambert em cima de toda sua cena para resolver isso.

 Existe uma opção no maya que alterna os shaders de sua cena entre um shader cinza padrão e o shader atual aplicado, sem de fato alterar o material dos objetos.

 

Essa opção fica no menus da sua viewport…

 

 Shader > Use Default Material

UseDefaultMaterial

 

 

Truque #4 – Como Expandir a Viewport

 

Você pode maximizar ainda mais a sua viewport ou a sua área de trabalho apertando as teclas CTRL + ESPAÇO em sua viewport ativa.

 Para adicionar elementos a sua viewport ‘maximizada’ , você pode ir no seguinte menu:

 

Display > UI Elements

 

E então adicionar o que você quiser, como por exemplo a Time Slider e o Channel Box.

 

 

 

 

Truque #5 – Como Salvar Preferências

 

Sabe quando você “customiza” o seu Maya , adicionando botões na shelf, editando a interface, fazendo algo no script editor e o Maya fecha na sua cara? (pra variar um pouco)

Infelizmente, ele não salva essas preferências automaticamente. Mas existe uma solução para te deixar seguro de caso o Maya dê algum problema, pelo menos as suas preferências vão continuar salvas para quando você abrir o software denovo 🙂

 

Então vamos lá..

Sempre que você quiser salvar suas preferências, vá em:

 

File > Save Preferences

SavePreferences

Isso vai garantir em caso do Maya fechar, tudo o quê você fez de preferências estejam salvas =D

 

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5 Truques de Maya #2
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